terça, 16 de abril de 2024
Euro 5.5087 Dólar 5.1905

BERNARDO DE MENEZES: BAHIA LEVA PRÊMIO NACIONAL DE TURISMO, MAS PODE IR ALÉM

Redação - 19/12/2019 15:49 - Atualizado 19/12/2019

O mês de dezembro começou com a premiação de várias ações que nos últimos dois anos foram consideradas inovadoras para o turismo brasileiro. Aliás, um setor que, se explorado em seu verdadeiro potencial, poderia superar os oficiais 7,9% do PIB nacional e 6,59 milhões de empregos gerados. Os premiados foram anunciados no dia 4 pelo Ministério do Turismo em cerimônia realizada durante a Semana Nacional de Turismo, em Belo Horizonte (MG).

Os participantes da solenidade não tiveram diante de si uma detalhada ‘radiografia’ deste importante setor econômico, mas viram claramente quais estados mereceram aos olhos da comissão julgadora levar o maior número de prêmios dentre os 418 projetos inscritos. Enquanto Paraná e Minas Gerais foram agraciados, respectivamente, em nada menos que seis categorias, a Bahia se destacou apenas em uma, neste que foi o 2º do Prêmio Nacional do Turismo.

Os baianos deixaram sua marca no quesito Iniciativas de Destaque, faturando o primeiro lugar em Marketing e Comercialização do Turismo, com o projeto denominado Visit Salvador da Bahia. Louvável, mas, convenhamos, pouco para um estado que tem mil quilômetros de litoral nordestino, grande rede hoteleira, boa estrutura de receptivo além da festejada Chapada Diamantina e o patrimônio cultural de Salvador e Recôncavo, só para destacar os principais.

Minas Gerais, nossa vizinha de baixo, teve iniciativas premiadas como, por exemplo, o ICMS Critério Turismo, o Observatório do Turismo, além de ações de incentivo à arte, gastronomia, tecnologia, história e desenvolvimento, dentre outras. Pernambuco, nosso vizinho de cima, levou dois prêmios: o primeiro lugar na categoria Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo, com o Festival do Boi Voador, de Recife, e a terceira colocação no quesito Produção Associada ao Turismo, com o Festival da Tapioca de Olinda.

Entre as Iniciativas de Destaque, a premiação reconheceu ações implementadas por entes públicos, privados e do terceiro setor. Além da homenagem, o objetivo é promover a disseminação das boas práticas que favoreçam o aprimoramento do turismo. Você pode acessar o link http://www.turismo.gov.br/images/Premio-Nacional-do-Turismo-2019 para obter informações completas sobre as 33 iniciativas finalistas, conhecendo também os oito agraciados no segmento Profissionais de Destaque no Turismo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.