Na tarde desta segunda-feira (16), o governador Rui Costa (PT) lança a quinta edição da Revista Terra Mãe, no Salão de Atos da Governadoria. A solenidade conta com a participação do titular da Secretaria de Comunicação do Estado, André Curvello, autoridades e representantes da imprensa. A publicação apresenta um balanço das principais ações e investimentos realizados pelo governo do estado ao longo de 2019, primeiro ano do segundo mandato. “Raramente se vê jornal físico. Mas a revista é um veículo que ainda sobrevive. Traz matérias mais adensadas e acaba sendo um instrumento importante para o direito do cidadão a informação”, diz Rui sobre o lançamento da revista.
Durante seu discurso, o governador diz que é necessário buscar um equilíbrio financeiro do estado e ainda fala sobre ‘medidas amargas’ que precisam ser tomadas. “Buscamos manter de um lado uma preocupação constante com o equilíbrio financeiro do estado, só é possível pensar em investimento se houver equilíbrio fiscal e financeiro, se desorganizar, não consegue chamar investidores. Não dá para alguém que quer desenvolver seu estado, deixar sua conta desarrumar, perde exemplo e credibilidade, disso não abrimos mão. Para manter equilíbrio, muitas vezes precisamos tomar medidas amargas, mas não tem jeito, tem q fazer porque aquilo deixa de ser vontade e passa a ser obrigação, afirma o governador.
O chefe do executivo estadual diz que as obras de infraestrutura são capazes de gerar mais emprego e renda e aproveita para citar o leilão da ponte Salvador-Itaparica. “Hoje, para nosso orgulho, é o maior investimento em infraestrutura no Brasil. Além dos 6 bilhões, já fizemos reuniões com o consórcio e já discutimos os desdobramentos da obra. Investimento em água e esgoto, por exemplo. Isso inclui Ilha e Baixo Sul. Não tenho dúvidas de que o estado vai recuperar 3, 4 vezes o valor que o estado investiu (cerca de 1,5 bilhão). Ocupamos ao longo de 5 anos, o 18º estado em arrecadação per capita, O 5º estado em 5 anos seguidos em investimento, diz o petista em comemoração.
Foto: Gabriela Marotta