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MAIORIA DOS CURSOS SUPERIORES DO BRASIL APRESENTAM CONCEITO “NA MÉDIA

Redação - 12/12/2019 08:50

Segundo dados do Índice Geral de Cursos Avaliados pela Instituição (IGC, dos 8.520 cursos de ensino superior que foram aprovados em 2018, apenas 149 (1,7%) conseguiram uma nota máxima no CPC. A maioria, 4.822 (56,6%), no entanto, tem conceito 3, ou quer dizer que estão na média. Já em relação às 2.052 instituições avaliadas, o cenário não é muito diferente. Isso porque, 42 instituições (2%) conseguiram a nota 5, mas não estão no meio da escala que estão na maior parte: 1306 (63,6%) no IGC.

Por outro lado, apenas 0,4% dos cursos, o que equivale a 34, e 0,3% das instituições, sete a todo, teve uma nota mínima na escala, ou seja, 1. Com nota 2, 813 cursos (9 , 5%) e 259 instituições (12,6%). Esse desempenho abaixo da média, no entanto, não pode ser classificado como ruim, segundo ou Inep. “Os cursos que têm nota 1 e 2 estão abaixo da média 3. Não é, iniciada, um curso que seja ruim. Naquele curso, nessa área avaliada, ele encontra abaixo da média. A média pode ser uma média alta”, explicada ou presidente substituta do Inep, Camilo Mussi.

De acordo com ele, cabe ao MEC definir o que acontece com os cursos e as instituições que tiveram notas abaixo da média. Os dados para a modalidade de ensino Mostrar que não há diferença significativa entre os cursos na modalidade presencial e aqueles que são feitos à distância, os requisitos EaD. De todos os cursos presenciais recomendados, 2,7% atingiram uma nota máxima. Para os que estão à distância, o valor é o próximo: 1,6%.

Nenhum retorno por região, o destaque é para o Centro-Oeste, em que 3% dos cursos alcançaram a nota 5, quase o dobro em comparação ao Nordeste, Sudeste e Sul, todos com 1,7% dos cursos com conceito máximo. O Norte possui o pior índice, com 0,9%.

Foto: divulgação

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