O secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, afirmou que o grupo português Vila Galé apresentou um projeto para construção de hotel e “empreendimentos nas áreas circunvizinhas” na área que hoje abriga o Palácio Rio Branco, antiga sede do governo baiano, localizado na Praça Municipal, em Salvador. A ideia foi aceita pela gestão estadual, segundo o titular da Setur. Franco afirmou que a proposta ainda está em tramitação, já que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pediu ajustes no projeto – a área do palácio é tombada.
Em contato com o portal Bahia Econômica, o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Fehba), Sílvio Pessoa, afirmou que acredita que o espaço poderia ser mais bem aproveitado, do que virar mais um hotel do centro de Salvador. Segundo Silvo a proposta só vai trazer mais um estabelecimento para uma área onde a ocupação nem sempre fica na média do ponto de corte.
“Eu acho que aquele espaço poderia ser melhor utilizado. Se você para pensar ali já tem vários hotéis e a maioria deles não consegue o ponto mínimo de corte para se sustentar. Esse novo hotel só vai ser mais um ali para competir com um mercado que está abaixo da média necessária para sobrevivência. Eu acho que ali poderia ser um cerimonial a nova sede da prefeitura, uma forma de recepção, tem varias utilidades aquele espaço ali”, explicou.
Foto: divulgação