sábado, 12 de outubro de 2024
Euro 6.1819 Dólar 5.6537

CONHEÇA 5 DICAS PARA MANTER AS CONTAS ORGANIZADAS

Redação - 25/08/2020 14:05 - Atualizado 25/08/2020

Manter as contas da empresa organizadas é uma das dores mais comuns dos micro e pequenos empreendedores, e interferem diretamente na saúde do negócio. O que fazer para virar essa chave de maneira prática? A seguir, o diretor financeiro da Empresa Jr. ADM UFBA, Yan Takeda, lista 5 dicas funcionais que podem ajudar:

1- Estruture os custos e despesas da sua empresa: liste quais são os gastos fixos (aqueles que se mantém, independente da empresa vender muito ou nada no mês – ex. aluguel) e quais são variáveis (gastos que vão aumentar ou reduzir, caso a empresa venha a vender mais ou menos – ex. comissão dos vendedores). Todos os gastos devem constar nessa planilha. DICA BÔNUS: a partir daí, você terá uma noção de quanto é preciso obter de receita para ter um negócio rentável.

2 – Defina um pró-labore para remunerar sua atividade profissional: ao definir um salário pago a si mesmo pela empresa, você estabelecerá uma base orçamentária pessoal e evitará realizar gastos superiores à sua renda fixa mensal que possam comprometer o caixa da empresa.

3 – Faça uma projeção de receita, gastos e dos resultados mensais: quanto o seu negócio deve faturar mês a mês para atingir a sua meta anual, o seu sonho grande? Procure levar em consideração possíveis sazonalidades como feriados ou períodos em que a procura pelo seu serviço ou produto diminui.

4 – Controle o caixa com alguma ferramenta: use uma planilha ou um aplicativo mobile, mas não deixe de controlar quanto está gastando e qual a finalidade dos gastos (se é para a empresa ou para sua vida pessoal, inclusive). Registre tudo e avalie os principais gastos. Como é possível reduzi-los? Quais hábitos você pode mudar? Quais desperdícios em processos consegue identificar?

5 – Defina quanto do lucro será reinvestido na empresa e quanto será dividido entre os sócios: converse com seus sócios, ou caso seja o único, estabeleça um valor que será a sua base de participação nos resultados. O restante deve ser reinvestido na empresa na melhoria da infraestrutura, de processos e softwares, bem como na premiação da equipe por bom desempenho.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.