sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

TOFFOLI E MAIA CRITICAM GUEDES POR FALA SOBRE O AI-5

Redação - 26/11/2019 14:58 - Atualizado 26/11/2019

Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), criticaram nesta terça-feira (26) declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o AI-5.“O AI-5 é incompatível com a democracia. Não se constrói o futuro com experiências fracassadas do passado”, declarou Toffoli, durante Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Maceió. O parlamentar, por sua vez, afirmou que um eventual radicalismo da esquerda não justifica um posicionamento como o do ministro da Economia.

“Acho que ele [Guedes] gera uma insegurança na sociedade e principalmente nos investidores, porque usar dessa forma [a hipótese de AI-5], mesmo para explicar o radicalismo do outro lado, não faz sentido. Por que alguém vai propor um AI-5 caso o ex-presidente Lula, que eu acho que está errado porque está muito radical, estimule manifestação de rua? O que uma coisa tem a ver com a outra?”, questionou o deputado.

“Vamos estimular o fechamento do parlamento, dos direitos constitucionais do habeas corpus? Porque foi isso que o AI-5 fez. Então se tiver manifestações de rua, a gente fecha instituições democráticas?”, acrescentou. Em entrevista coletiva nos Estados Unidos, Guedes fez alusão ao tom de discursos recentes do ex-presidente Lula, em favor de um levante, como no Chile.

“É irresponsável chamar alguém para a rua agora para fazer quebradeira. Para dizer que tem que tomar o poder. Se você acredita numa democracia, espera vencer e ser eleito. Não chama ninguém para quebrar nada na rua. Este é o recado para o Brasil inteiro. Sejam responsáveis, pratiquem a democracia. Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Não se assustem então se alguém pedir o AI-5”, declarou. Com informações do Globo.

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.