Foram registrados 985 assaltos a ônibus em Salvador nos seis primeiros meses de 2019, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Ainda segundo o órgão, a média foi de cinco assaltos por dia. Em todo o ano de 2018, foram registrados 2.033 assaltos a ônibus em Salvador.
A maioria dos assaltos é registrada no início da manhã ou no final da tarde, quando há o maior fluxo de passageiros nos ônibus tanto nas vias urbanas, como nas rodovias como a BR-324, principal via que liga Salvador a cidades vizinhas e da região metropolitana, como Simões Filho, Dias D’Ávila e Camaçari.
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que realiza o trabalho preventivo e repressivo de forma ostensiva durante 24 horas em Salvador e região metropolitana. As unidades de cada região ainda contam com o apoio de especializadas como a Rondesp, Operação Gêmeos, Operação Apolo e Esquadrão Águia.
Segundo a PM, faz parte do trabalho preventivo as abordagens a ônibus, pontos e passarelas. Ainda conforme a instituição, a Operação Gêmeos, unidade especializada no combate a roubo em coletivos, tem desenvolvido constantes abordagens preventivas em pontos de ônibus e nos ônibus.