sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

PRAIA DE GUARAJUBA RECEBE CERTIFICADO INTERNACIONAL

Redação - 17/11/2019 12:00 - Atualizado 18/11/2019

O hasteamento da bandeira azul mostra que o óleo que atingiu as praias do nordeste não foi suficiente para impedir que uma das praias da Bahia fosse reconhecida por ter altos padrões. Subdividido em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança, o Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas, tornando-se um rótulo ecológico respeitado e reconhecido mundialmente.

Na cerimônia, estavam presentes Leana Bernardi, coordenadora nacional do Bandeira Azul; Luciano Pitta, titular da 5ª promotoria de Camaçari, especializada em urbanismo e meio ambiente; Elenilson de Jesus, presidente da União da Pessoa com Deficiência de Camaçari e Luciano Neves, síndico do condomínio Paraíso, que sediou a cerimônia.

Autoridades estaduais e municipais também compareceram ao hasteamento, dentre elas o Secretário de Turismo de Camaçari Gilvan Souza, o presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Geraldo Júnior, o presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira e o presidente da Associação dos Condomínios de Guarajuba (Ascon), Pompilio Viana.

Para o síndico Luciano Neves, o hasteio da bandeira azul em Guarajuba é motivo de comemoração. “A praia de Guarajuba recebeu a maior certificação de praia limpa do mundo. Isso pra gente é motivo de festa, orgulho e satisfação. Agora é curtir os benefícios de valorização ambiental, social, imobiliária, educação ambiental e aumentar o grau de conscientização nas pessoas”, afirmou.

Alguns dos critérios exigidos pela  Foundation for Environmental Education (FEE), ONG que promove o desenvolvimento sustentável, são atividades de educação ambiental oferecidas e divulgadas aos usuários da praia, aumentando a conscientização e a preocupação dos usuários (moradores e visitantes) com o meio ambiente. A escolha do local da cerimônia, o Condomínio Paraíso, mostra como os núcleos estão bem integrados:

Durante a temporada Bandeira Azul, a bandeira deve estar hasteada diariamente na praia não apenas como símbolo do programa, mas também uma indicação de conformidade: ela deve permanecer durante o período em que todos os serviços essenciais ao cumprimento dos critérios estão disponíveis. Deverá haver, inclusive, sinalização indicando os horários de funcionamento de serviços como guarda-vidas e banheiros por exemplo.

Coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi diz que a bandeira fica hasteada agora em 2019 e seguirá durante o ano 2020. Porém, caso haja um possível retorno das manchas de óleo ao local, a bandeira será abaixada. “Quem faz a gestão de qualidade da água é o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Eles emitiram uma nota oficial afirmando que não havia presença de óleo, então a princípio a gente vai seguir essa recomendação. Caso eles comuniquem que a água está contaminada, a bandeira é abaixada, até sabermos se há um novo problema”, explica.

Foto: Felipe Iuratã AG ATarde

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.