domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

LEILÃO DESTA QUINTA É ‘INÍCIO DO FIM’ DO CICLO DE GRANDES OFERTAS DO PRÉ-SAL, DIZ ANP

Redação - 07/11/2019 11:23

O leilão de cinco áreas no pré-sal desta quinta-feira (7), na 6ª Rodada de Partilha de Produção, “marca o início do fim do ciclo de oferta de grandes blocos exploratórios no pré-sal e o começo dos investimentos na exploração, no desenvolvimento e no início da produção”, segundo o diretor diretor-geral da ANP, Décio Oddone.

“Como o que a gente está vivendo hoje no pré-sal é reflexo dos leilões de concessão feitos a partir do ano 2000 do contrato de Cessão Onerosa original, Búzios é o exemplo, a gente não tem ainda nenhuma atividade forte decorrente dos leilões feitos a partir de 2017, quando houve uma gigantesca construção de portfólio pelas companhias que vieram investir no Brasil”, destacou Oddone, antes do início do leilão.

A ANP leiloará cinco blocos nesta quinta-feira, incluindo Aram, Bumerangue, Cruzeiro do Sul e Sudoeste de Sagitário, na Bacia de Santos, e Norte de Brava, na Bacia de Campos, por bônus de assinatura fixos que totalizam R$ 7,85 bilhões. Segundo Oddone, foram investidos, desde 2017, mais de R$ 40 bilhões em bônus de assinatura no pré-sal e, somente agora, os resultados começaram a ser vistos no país.

“E vamos começar a ver os investimentos e as descobertas e, logo em seguida, a partir de 2020 e poucos, os desenvolvimentos de produção nos campos que não são operados pela Petrobras”, afirmou Oddone. “Então, nós vamos ver, gradativamente, a indústria migrando para blocos não operados pela Petrobras, a produção do pré-sal crescendo muito e a participação relativa da Petrobras caindo. Exatamente o que a gente buscava: diversificação, atração de outros atores”, completou.

Foto: Pilar Olivares/Reuters

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.