domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

IVANILSON GOMES NEGA CONVITE PARA VEREADORES DEIXAREM O PARTIDO

Redação - 01/11/2019 14:50

O presidente do PV na Bahia, Ivanilson Gomes, se manifestou sobre a insatisfação dos vereadores da sigla em Salvador, que foram informações que dificilmente teriam espaço para a reeleição dentro da agremiação. Com isso, Henrique Carballal, Paulo Magalhães Júnior e Sabá deverão buscar novos ares no pleito de 2020. Nos bastidores, a informação que corre é que o movimento é feito para priorizar a candidatura do titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, André Fraga – que é mais alinhado ao projeto de Ivanilson.

Conforme já informado, com a nova lei eleitoral, cada partido precisará fazer pelo menos 30 mil votos para eleger cada edil na Câmara Municipal. Com os vereadores com mandato saindo de cena, o partido ficará mais “atrativo” para novos filiados, que poderão ajudar na somatória de votos para eleger Fraga. Ivanilson refuta a informação, mas esclarece que as projeções para os três edis não são as melhores levando em conta as novas regras.

“Não houve convite para ninguém deixar o partido. Nós conversamos e temos o cenário, que é duro para todos nós. Os partidos hoje têm a necessidade de fazer uma chapa completa já que não há mais a coligação proporcional. E todos os partidos, pequenos e médios, têm que ter cuidado. A primeira pergunta que as pessoas que não têm mandato perguntam é: o partido vai ter vereador com mandato ou não? Porque quanto tem vereador com mandato, eles não querem ingressar, porque eles acham que é desigual a disputa, já que quem tem mandato tem a estrutura do gabinete e quem não tem terá mais dificuldades”, explica.

“O que eu havia colocado para os vereadores, basicamente para o Carballal, era que a gente encontrasse uma saída que não prejudicasse ele e nem prejudicasse o partido. Porque, se nós considerarmos que ninguém quiser ser candidato, e apenas os três vereadores sejam candidatos, mesmo os três juntos teriam dificuldades de atingir o quociente eleitoral”, continua. No próximo pleito, calcula-se que cada partido precisará fazer pelo menos 30 mil votos para eleger cada vereador. Ivanilson vai se reunir novamente com os vereadores para tentar encontrar um caminho para o imbróglio.

Sobre a informação de que a legenda apoiará André Fraga, Ivanilson diz que o secretário “nunca se colocou como candidato”. “Não tem essa questão de prioridade. Essa palavra ‘prioridade’ é muito forte. […] Ele teria que dizer que é publicamente candidato. O que ele tem dito é que vai concluir o mandato dele na gestão municipal e que depois dessa conclusão toparia qualquer projeto eleitoral do partido”, declara. Ele não nega que “haja o desejo de ele ser candidato”. “Não só ele, mas outros quadros”.(Tb)

Foto: Reprodução / Google fotos

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.