Nesta quinta-feira, 31, o sociólogo, jornalista, tradutor e ex-diretor da Fundação Biblioteca Nacional (2005-2010) Muniz Sodré ocupará acadeira número 33 da Academia de Letras da Bahia. A cerimônia tem início às 20h, na sede da academia, localizada no Palacete Góes Calmon (Nazaré). O evento é aberto ao público.
O posto anteriormente pertencia a mãe Stella de Oxóssi (1925-2018) e possui como patrono o poeta Castro Alves. “Para mim, é importante ocupar uma cadeira já mantida pela ialorixá da comunidade litúrgica a que pertenço (o Ilê Axé Opô Afonjá), porque mãe Stella de Oxóssi foi um ponto alto e intelectualizado da governança espiritual”, afirma Sodré.
O intelectual afrodescendente é um dos mais destacados entre os pensadores brasileiros contemporâneos, publicou diversos livros no Brasil e no exterior e possui obras consideradas importantes e referenciais para os estudos voltados à comunicação, cultura brasileira, condição da população afrodescendente e suas formas de resistência cultural.
Foto: Cícero Rabello