sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

ITACARÉ REALIZA COMBATE À DENGUE EM TABOQUINHAS

admin - 02/05/2022 07:21

Ciente do momento delicado na questão sanitária nacional, a prefeitura de Itacaré, no sul da Bahia, intensificou o trabalho de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor dos casos de dengue, Zica e Chikungunya. E nesta sexta-feira a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou a ação de combate à dendê no bairro da Passagem, em Itacaré, e no bairro São Borges, no distrito de Taboquinhas. O objetivo é eliminar os criadouros dos mosquitos

Uma das preocupações da equipe de vigilância epidemiológica é com as constantes chuvas desse período do ano, com o acúmulo de água parada e o forte calor, sendo propício para a proliferação do mosquito. De acordo com a Secretaria de Saúde, o trabalho vai continuar e na próxima semana, no dia 06 de maio, será a vez de atender a comunidade do Pé da Pancada, em Taboquinhas, e os bairros Santo Antônio e Ribeirinha, em Itacaré. Já no dia 13 de maio será a vez da comunidade de Rua de Palha e os bairros da Concha e Pituba.

Como parte das ações, os agentes de endemias realizam ações educativas, através de orientação à população, e aplicação de larvicida nos locais com larvas dos mosquitos. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância de todos estarem juntos nessa luta para combater a dengue, daí a necessidade de realizar as campanhas educativas, visitas dos agentes de endemias aos bairros e distritos e a orientação à comunidade, principalmente nesse período do ano onde aumenta a proliferação do mosquito transmissor da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde também pede a colaboração dos cidadãos e orienta que aproveitem esse período para observar o acúmulo de água parada em garrafas, vasos de plantas e pneus. Além disso, é preciso manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva, assim como limpar os vasinhos de planta e vasilhas usadas para colocar água para animais, retirar água de plantas que acumulam água, limpar as calhas, manter caixas d’água e cisternas tampadas e descartar adequadamente objetos que acumulam água.

Foto: divulgação/assessoria

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.