sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

DIÁLOGOS INSUBMISSOS DE MULHERES NEGRAS TEM PROGRAMAÇÃO NA VIRADA SUSTENTÁVEL

Redação - 31/10/2019 17:42 - Atualizado 31/10/2019

Serão dois dias de negritude literária feminina na Virada Sustentável 2019, que acontece em Salvador de 8 a 10 de novembro. A proposta é do projeto Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, idealizado e conduzido pela doutoranda em Literatura e Cultura, Dayse Sacramento. Aberta ao público, a programação dos Diálogos na Virada será nos dias 8 e 9 de novembro, na Sala Principal do Teatro Vila Velha (Campo Grande) e terá recital poético, yoga e meditação, oficinas de percussão, escrita e grafite, rodas de conversa e lançamento literário coletivo, com autoras negras. A plataforma de articulação Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras vem construindo, desde o ano de 2017, um caminho de enfrentamento ao racismo e visibilização da produção literária de mulheres negras baianas. Por meio de encontros, seminários e saraus, o projeto tem como referência a escritora Conceição Evaristo, autora do livro “Insubmissas lágrimas de mulheres”, e já reuniu mais de 600 pessoas em suas ações, em Salvador e outros municípios, onde já esteve.

Na Virada Sustentável 2019, em Salvador, as mulheres negras e suas literaturas estarão representadas em uma programação bem diversa. Ela será aberta na sexta (8), às 19h, com um forte recital de poesia com Negafya, seguido de uma roda de conversa com a idealizadora do projeto, Dayse Sacramento, a dançarina e pesquisadora, Edeise Gomes e a jornalista, cantora e percussionista da Banda Didá, Viviam Caroline. A Banda Didá será a atração de encerramento do dia, com show aberto ao público.

Já no sábado (9), o dia começa com a instrutora de Yoga, Helena Rios, que fará um relaxamento com o público, a partir das 8h. É só chegar. Das 10h às 12h30, começam as Oficinas Insubmissas: “Imersão corpo tambor”, com Dedê Fatuma,  “TRANS-A-PALAVRA”, com Sued Hosaná e “Graffiti”, com Singa. À tarde, a partir de 14h, a poesia será com Rool Cerqueira, seguido da Roda de conversa “O poder ancestral da cozinha para as mulheres negras”, com a Yalorixá Valnízia de Ayrá (Terreiro do Cobre), Angélica Moreira (Ajeum da Diáspora), Ana Célia Batista (Zanzibar) e mediação de Lilian Almeida (Dona Lili). Às 17h, a programação é do “Ofó Obirin Dudú (Palavra de Mulher Preta)”, com lançamento coletivo das escritoras negras: Deisiane Barbosa, Kalypsa Brito, Rosane Jovelino e Negafya. O encerramento, às 19h30, será com pocket show da cantora Denise Correia. Toda programação é aberta ao público.

Programação

Diálogos Insubmissos na VIRADA SUSTENTÁVEL SALVADOR

LOCAL: Sala Principal do Teatro Vila Velha (Campo Grande)

08/11 – Sexta-feira

19h – Abertura: Negafya (Recital de poesia)

19:15 – Roda de conversa: Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, com Dayse Sacramento, Edeise Gomes e Viviam Caroline

21h15 – Show: Didá Banda Feminina

09/11 – Sábado

8h – Yoga com Helena Rios

10h às 12h30 – Oficina Insubmissas

“Imersão corpo tambor”, com Dedê Fatuma

“TRANS-A-PALAVRA”, com Sued Hosaná

“Graffiti”, com Singa

14h – Recital de poesia com Rool Cerqueira

14h15 – Roda de conversa: O poder ancestral da cozinha para as mulheres negras, com Yalorixá Valnízia de Ayrá, Angélica Moreira (Ajeum da Diáspora), Ana Célia Batista (Zanzibar) e mediação de Lilian Almeida (Dona Lili)

17h  – Ofó Obirin Dudú (Palavra de Mulher Preta) – Lançamento coletivo de escritoras negras, com Deisiane Barbosa, Kalypsa Brito, Rosane Jovelino e Negafya

 SERVIÇO

O que: Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras na Virada Sustentável Salvador 2019

Quando: 8 e 9 de  novembro

Quanto: aberto ao público

Onde: Sala Principal do Teatro Vila Velha (Campo Grande)

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.