sexta, 10 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

FUNAI VAI ESTUDAR TERRITÓRIO NA BA A FIM DE RESOLVER CONFLITO ENTRE ÍNDIOS

Redação - 09/05/2018 19:42

A Fundação Nacional do Índio (Funai) determinou a criação de Grupo Técnico (GT) para a regularização de áreas reivindicadas pelos povos indígenas Tuxá e Atikum, na região conhecida como Surubabel, município de Rodelas, na Bahia.

O grupo terá 30 dias para pesquisa e apuração do território, contados a partir das suas datas de deslocamento, que deverá constar estudos etno-históricos, antropológicos, ambientais e cartográficos necessários à demarcação do território.

Os estudos constituem a primeira fase e fundamentam todo o procedimento de demarcação das terras indígenas. O povo Tuxá reivindica a demarcação de seu território tradicional na região, também habitada por outra comunidade indígena, os Atikum. A relação entre os dois povos tem se tornado cada vez mais conflituosa, especialmente em razão da necessidade de os Atikum ingressarem no espaço ocupado pelos Tuxá, a fim de terem acesso aos serviços oferecidos pela Secretaria Especial de Saúde Indígena e pela Funai, como distribuição de medicamentos e cestas básicas.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.