sábado, 18 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

CORTE DE VERBAS NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PREJUDICA PESQUISA

Redação - 30/10/2019 13:00 - Atualizado 30/10/2019

Com o contingenciamento de verbas das universidades estaduais proposto pelo governo (veja aqui), o financiamento de pesquisas e atividades de extensão que prestam serviços à comunidade também acabam afetados, conforme explica a professora Ronalda Barreto, coordenadora geral da Associação de Docentes da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Sem a verba prevista, não é possível pagar as bolsas que garantem a permanência estudantil nas instituições públicas.

“Na Uneb, nós temos bastante ingresso de estudantes de camadas populares, que têm dificuldade de se manter na faculdade”, expõe ela. Esta realidade tem uma relação direta com os recursos, que ajudam os alunos a concluírem os estudos”, explica. Se liberado agora em novembro, o dinheiro contingenciado será bem-vindo pelas universidades, mas é difícil usá-lo já no final do ano letivo, quando o exercício financeiro já está se fechando. A aplicação do recurso se torna mais difícil quando o repasse acontece dessa forma, alegam os docentes.

A coordenadora da Aduneb explica que a legislação impõe que as universidades licitem a aquisição de serviços e produtos e que isso demanda tempo. “O governo atrapalha a gestão das universidades quando atrasa o repasse das parcelas mensais”, reprova Ronalda. (Correio)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.