O presidente Jair Bolsonaro e o xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, príncipe de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, concordaram em expandir o comércio entre os países. Os países assinaram acordos nos campos de inteligência artificial, meio ambiente, defesa, comércio e cooperação aduaneira. De acordo com declaração conjunta divulgada pelo Itamaraty, ainda há o interesse em ampliar parcerias envolvendo fundos de investimentos em setores como agronegócio, infraestrutura, energia e defesa.
O Brasil tem interesse nos Emirados Árabes Unidos como porta de entrada para a facilitação do acesso de produtos brasileiros a mercados de terceiros países, sobretudo na Ásia. “Ambos os líderes ressaltaram a excelente cooperação econômica entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos e manifestaram a determinação de fortalecê-la ainda mais. Ao recordarem os já expressivos investimentos mútuos, identificaram convergências e iniciativas conjuntas prioritárias com vistas à ampliação de parcerias envolvendo fundos de investimentos em setores como agronegócio e segurança alimentar, infraestrutura, transportes, energia, defesa e inovação, visando a benefícios mútuos para os povos e as economias de ambos os países”, diz trecho do texto.
Bolsonaro está em uma viagem de 10 dias pela Ásia e o Oriente Médio em busca de atrair investimentos para o Brasil. Depois dos Emirados Árabes Unidos, o presidente irá para o Catar e Arábia Saudita.
Foto : Clauber Cleber Caetano/PR