sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

UNIÃO E ESTADO MANIFESTAM APOIO ÀS OBRAS DO TECON SALVADOR

Redação - 25/10/2019 15:19

Os governos federal e do Estado da Bahia se manifestaram em prol da continuidade da obra de ampliação do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon Salvador). O Ministério da Infraestrutura, em nota divulgada ontem (24/10), afirmou que a obra, paralisada pela Justiça Federal, é “prioritária para o planejamento da infraestrutura nacional e crucial para o desenvolvimento logístico da Bahia”.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico também expressou preocupação em relação à paralisação por meio de ofício enviado ao juiz Ávio Mozart de Novaes, da 12ª Vara Federal da Bahia. “Entre as obras dos programas estruturantes em execução, converge para os interesses da Bahia e do seu desenvolvimento econômico a ampliação do Tecon Salvador”, diz a nota.

O Tecon Salvador, que pertence ao Grupo Wilson Sons, recorreu da decisão da Justiça Federal da Bahia e caberá ao desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), analisar o pedido da empresa.

O terminal, que está com 60% das obras concluídas e gera cerca de 700 empregos, é fundamental para a atração de novos negócios para a Bahia, geração de emprego e renda. Com investimentos de cerca de R$ 715 milhões, realizados com recursos privados, a ampliação, que vai dobrar o tamanho do atual berço de atracação de 377 metros para 800 metros, é de extrema urgência e importância para manter o Porto de Salvador na rota dos principais serviços marítimos.

Outra manifestação favorável à continuidade das obras de ampliação do Porto de Salvador foi da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). A entidade pediu às autoridades que levassem em consideração em suas decisões o interesse público. “Não se pode interromper uma obra que estava em curso, a pleno vapor, empregando centena de pessoas, e com altíssimos investimentos. Não interessa ao Estado da Bahia ver mais uma obra inacabada e se deteriorando. Menos ainda uma obra de tamanha importância para o desenvolvimento econômico da Bahia”.

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.