Por João Paulo Almeida
Em contato com o portal Bahia Econômica, o novo presidente do PT na Bahia éden Valadares, afirmou que o PT pode sim apoiar alguém em 2020. Segundo o novo presidente, que teve apoio de Jaques Wagner para se eleger, o partido que solicita apoio também que saber a hora de apoiar.
“Aprendi uma premissa com Jaques Wagner: quem quer ter apoio, tem que ter disposição de apoiar. Então, dentro da base todas as postulações são legítimas. Mas o sentimento da base do PT e o que foi aprovado ontem no nosso Congresso, é que não aceitaremos a naturalização da ideia de que o PT não terá candidato em 2022, de que o PT está proibido de disputar”.
Sobre a chegada do presidente do Bahia, Guilheme Bellintani no PT para ser candidato em 2020 o novo presidente afirma que “esse é um assunto mais do PT local, municipal. Mas eu tenho uma sugestão reversa. Alguém já perguntou a Bellintani se ele quer vir para o PT? Guilherme já deu sinais de que quer filiar ao PT? Sou conselheiro do Bahia, apoiei Bellintani para presidente e temos pessoalmente muito boa relação. Mas todas as vezes que conversei com Bellintani ele me disse estar absolutamente focado no Bahia”.
O novo presidente promete fazer sua gestão a frente do PT Bahia focado na união da legenda. “A primeira coisa é que será um momento coletivo no PT. Teremos uma gestão mais ampla, mais pactuada. Neste sentido, um dos pactos firmados ontem foi o de democratizar e dar transparência à gestão do partido, aprofundar nossa relação com os movimentos sociais do campo e da cidade é outro, assim como dar maior protagonismo aos jovens, às mulheres e ao negros”, explicou.
Foto: divulgação