Depois de sete meses em alta, os investimentos voltaram ao campo negativo em agosto. Divulgado nesta quinta-feira (3), o Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos em máquinas, equipamentos, construção civil e pesquisa) registrou baixa de 0,7% em agosto, na comparação a julho, livre de efeitos sazonais. De acordo com o Ipea, o indicador mostrou alta de 0,5% na comparação a agosto do ano passado.
Desta forma, registra alta de 2,5% no acumulado dos últimos 12 meses até agosto, uma ligeira perda de ritmo em comparação ao acumulado de 12 meses registrado até julho deste ano (3%). Todos os três segmentos que compõem os investimentos registraram queda na passagem de julho para a agosto. A queda mais intensa foi no consumo aparente de máquinas e equipamentos, com recuo de 1,3% no período. As importações até cresceram 8,1% no período, mas a produção nacional recuou 2,9%.
O indicador de construção civil, por sua vez, recuou 1,1% em agosto, após alta de 2,4% em julho, pela série com ajuste sazonal. Pelo indicador do Ipea, o setor mantém um comportamento errático. O terceiro componente, classificado como outros ativos fixos, registrou queda de 0,7% na passagem de julho para agosto.