A segunda edição da Casas Conceito, que este ano aconteceu na Bahia Marina reunindo 41 profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo, encerrou a edição 2019, no último domingo, com um número recorde de público. Ao longo de 40 dias, a mostra recebeu mais de 15 mil pessoas e registrou um crescimento de visitantes 50% a mais, em relação a edição 2018, no Horto Florestal.
Parte do espaço de três mil metros quadrados, onde foram erguidos os ambientes, será adaptado para funcionar como espaço de eventos durante o Verão. O lançamento do novo projeto, batizado de Marina Summer House, está marcado para o mês de novembro. A empresária Andrea Velame adianta que está preparando um projeto especial para o local. “Nossa ideia é montar um espaço tendo como temática principal o Natal”.
Balanço
A segunda edição da Casas Conceito, que recebeu um investimento inicial da ordem de R$ 1,5 milhão – somente em obras de infra-estrutura para instalação dos ambientes – reuniu na Bahia Marina os maiores fabricantes de materiais, objetos e mobiliário do país, incluindo marcas internacionais como a Kohler, a Sherwin Williams, Saint Gobain e Placo, que escolheram a mostra baiana para apresentar seus produtos ainda inéditos no mercado brasileiro. De acordo com a empresária Andrea Velame, idealizadora da mostra, cerca de 500 pessoas estiveram envolvidas na realização do evento.
Este ano, a mostra – que escolheu como tema A(mar) –, também fez parte das comemorações dos 20 anos de inauguração da Bahia Marina, que cedeu a área de três mil metros quadrados para abrigar os 30 ambientes. Coube aos arquitetos Adriano Mascarenhas e Viviane Vieira, da Sotero Arquitetos, desenhar o masterplan, tirando partido da proximidade do mar.
Ação social
Desde a última segunda-feira, 30, uma equipe de profissionais cuida do desmonte da mostra. Parte do material utilizado na construção, como os três mil metros de telhas usados na cobertura, serão encaminhados ao projeto Morar Melhor, da Prefeitura de Salvador. As telhas, assim como outros materiais utilizados na mostra, serão destinados à benfeitorias de casas da região da Gamboa.
Foto: divulgação