O Unzó Maiala realiza no próximo dia 18 de outubro, das 16h às 20h, o Ciclo Nzumbarana do projeto Matriarcalidade: o poder das yabás e a força geradora da vida. Nessa segunda etapa dedicada a Nzumbarana, yabá da sabedoria, será realizado um círculo de mulheres chamado Sankofa do Ventre para Intimidade e Sexualidade com a coach, terapeuta menstrual e sistêmica Caroline Amanda, criadora do Yoni das Pretas.
Para participar do círculo, as mulheres devem se inscrever através de link disponível no perfil do Instagram @unzo Maiala. Ao todo, são oferecidas 30 vagas. O Unzó Maiala fica localizado na 1 Travessa Padre Domingos de Brito, n° 34, no bairro do Garcia- próximo à Praça Lord Cochrane (Garibaldi).
Ciclos
O projeto Matriarcalidade: O poder das Yabás e a força geradora da vida, com o apoio financeiro do edital Ela Decide, do Fundo ELAS e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), visa construir espaços de informação e discussão sobre o autocuidado, a saúde reprodutiva e os ciclos do corpo da mulheres negras (cis e trans) da periferia de Salvador. Em setembro foi realizado o primeiro ciclo dedicado a yabá Ndandalunda.
No mês de novembro ocorrerão ainda dois ciclos do projeto. O terceiro ocorrerá no dia 08 de novembro e está referenciado a Oxumarê/ Ângoro, nkisi que representa a dualidade entre as energias feminina e masculina, portanto, este ciclo de formação será especialmente dedicado as mulheres transexuais, a reflexão da saúde, do autocuidado e as estratégias de sobrevivência deste grupo. Já estão confirmadas a participação da performer Inaê Leoni e da psicóloga Arianne Sena.
Já o último ciclo terá suas ações realizadas no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e está referenciado em Katendê, o nkisi ligado ao poder das ervas, a cura. Chamada de Roda Griô – Saberes Ancestrais, esta oficina será ministrada por Valdeci Santana, mais conhecida como Dona Val, griô, terceira, parteira e guardiã ancestral, moradora de Serra Grande, sul da Bahia, que fará uma troca de saberes sobre o poder das ervas. Atualmente, além dos partos, ela desenvolve um projeto chamado Caminho das Ervas.
Foto: Lissandra Pedreira