quarta, 08 de maio de 2024
Euro 5.4666 Dólar 5.0778

COPOM VÊ ‘LIGEIRO CRESCIMENTO’ DO PIB NO 3º TRI E CORTE NOS JUROS

Redação - 24/09/2019 08:32

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central estimou nesta terça-feira (24) que, após expansão “acima do esperado” no segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) deve apresentar “ligeiro crescimento” no terceiro trimestre. O BC também projetou inflação abaixo da meta para 2019 e 2020 e indicou novo corte nos juros básicos da economia.

As avaliações foram divulgadas por meio da ata de sua última reunião – realizada na semana passada, quando os juros básicos da economia recuaram para a mínima histórica de 5,5% ao ano. A previsão da maior parte do mercado, até o momento, é de que a taxa deve cair para 5% ao ano até o fechamento de 2019, mas há há bancos projetando uma queda maior, para 4,5% ao ano.

Sobre o comportamento da inflação, o BC avaliou que a economia segue operando com alto nível de ociosidade dos fatores de produção (uso do parque fabril) e que diversas medidas de inflação subjacente ( medida que procura captar a tendência dos preços, desconsiderando distúrbios temporários) se encontram em níveis confortáveis.

Para definir a taxa básica de juros, o Copom busca calibrar a taxa básica de juros da economia para atingir as metas centrais de inflação. Para este ano, por exemplo, a meta central de inflação é de 4,25%, podendo oscilar de 2,75% a 5,75%. Para 2020, a o objetivo central é de 4% – com oscilação autorizada de 2,5% a 5,5%.

Quando as estimativas para a inflação estão em linha com as metas, o BC reduz os juros. Quando estão acima da trajetória esperada, a taxa Selic é elevada. Para definir a taxa básica de juros neste momento, o BC já está de olho nas previsões de inflação do ano que vem. Isso porque suas decisões demoram meses para terem impacto pleno na economia. (G1)

 

Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.