O grupo de cinco secretários estaduais e de deputados que durante três dias percorreu a Chapada Diamantina para dialogar com lideranças e buscar soluções conjuntas para dinamizar o desenvolvimento da região, encerrou a viagem com um diálogo aberto com líderes, representantes de associações e do setor turístico da cidade de Lençóis, no Hotel Portal de Lençóis.
“Vamos realizar projetos estruturantes e buscar parcerias com o setor privado para que possamos fazer um turismo de fato transformador, gerador de emprego e renda, nesta região que possui um potencial tão incrível”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, durante o encontro.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Anselmo Macedo, citou intervenções no aeroporto, instalação de um Centro de Convenções, monitoramento de incêndios, saneamento e melhorias dos acessos à região como algumas das principais questões a serem solucionadas.
Para Laura Garcia, da Associação Comercial de Lençóis, é preciso verificar a legislação para questões como uso do solo, saneamento e o próprio turismo. Dimitri Cerqueira, da Associação Comunitária do Barro Branco, sugeriu a construção de uma estrada parque em uma área ecológica de 11 quilômetros na região. Já Renato Azevedo, presidente da Associação Geoparque Serra do Sincorá, apresentou o projeto do Geoparque Serra do Sincorá, que abrange os municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí e Mucugê.
As demandas foram ouvidas pelos secretários Fausto Franco (Turismo), Lucas Costa (Agricultura), Adélia Maria Pinheiro (Ciência e Tecnologia), João Carlos Oliveira (Meio Ambiente) e Leonardo Góes (Recursos Hídricos), além dos deputados estaduais Ivana Bastos e Eduardo Salles, cada um se comprometendo a fazer estudos e buscar soluções para os assuntos relativos às suas pastas.
Foto: Divulgação/Setur