quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5709 Dólar 5.194

ESTADO ESTUDA RECRIAÇÃO DE EMPRESA NOS MOLDES DA EBDA, DIZ OSNI CARDOSO

Redação - 24/01/2023 18:55 - Atualizado 25/01/2023

Secretário estadual do Desenvolvimento Rural (SDR) revelou que tem conversado com Jerônimo Rodrigues para criar uma nova empresa pública que atenda as demandas da agricultura familiar

Por: Douglas Santana Ferreira

Nessa segunda (23), o secretário estadual do Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso (PT), afirmou que o governo da Bahia tem estudado a possibilidade de recriar uma empresa nos mesmos moldes da EBDA para dar atenção técnica aos produtores rurais.

A EBDA era a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário, que foi extinta em 2016, através de um decreto assinado pelo então secretário de Desenvolvimento Rural e atual governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT).

“Nós temos mais de 700 mil propriedades ou estabelecimentos rurais na Bahia. Desses, 593 mil são da agricultura familiar. A assistência técnica lá só está chegando a cerca de 120 a 140 mil, dependendo do movimento que a gente fizer. Estamos falando de um terço da cobertura. Então, falta muita gente para ser atendida”.

E completou:

“Estamos pensando em mais um formato. Estamos dialogando na perspectiva de talvez voltar a ter uma empresa baiana de assistência técnica. Tinha a EBDA, mas tinha vários problemas e estava sem funcionar na qualidade que a gente precisava”, disse.

Osni ainda revelou que tem conversado com Jerônimo sobre a possibilidade da criação dessa nova empresa.

“O governador Jerônimo já tem avaliado essa perspectiva. Ainda não paramos para ver isso, mas é uma perspectiva real da gente ter uma empresa com mais recursos dentro, com mais estrutura”, afirma o secretário, em entrevista ao podcast Projeto Prisma, do Bahia Notícias.

Atualmente, quem tem feito o trabalho da antiga EBDA é a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Foto: Reprodução/PT na Alba

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.