sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

BOLSAS CNPQ SERÃO RETOMADAS APÓS MELHORA NO ORÇAMENTO

Redação - 05/09/2019 19:00

Nesta quinta-feira (5) o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, afirmou que assim que o orçamento da pasta voltar ao normal, todas as bolsas que estão suspensas serão retomadas.

“É lógico que, não tendo recursos, não vou poder honrar aquilo, ou iniciar novas chamadas. Seria ilegal fazer isso”, disse Marcos Pontes a jornalistas, após participar de evento com empresários em Brasília. “Mas assim que o orçamento voltar ao normal, todas as partes que estão suspensas vão voltar à normalidade. E as chamadas do ano que vem vão ser normais também” acrescentou.

Ontem (4) Marcos Pontes havia anunciado um remanejamento interno no orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para pagar as bolsas de pesquisas referentes ao mês de setembro. Segundo afirmou hoje a jornalistas, foram remanejados de forma emergencial R$ 82 milhões da área de fomento do CNPq para a área de bolsas. A medida vai atender cerca de 80 mil pesquisadores.

Apesar do remanejamento neste mês de setembro, o ministério segue sem recursos para o pagamento de bolsas no restante do ano, o compromisso é de R$ 248 milhões. O ministro afirmou ainda que a expectativa é de que, para 2020, o orçamento a ser trabalhado pelo ministério esteja completo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.