sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

O PIB CRESCEU 1% E A ECONOMIA BRASILEIRA COMEÇA A DESLANCHAR

Redação - 30/08/2019 07:18 - Atualizado 01/09/2019

Demorou, mas os resultados do PIB no segundo trimestre deste ano mostram que a economia brasileira começou a deslanchar. O PIB do Brasil cresceu 1,0% no 2º trimestre de deste ano, se comparado com o mesmo período do ano anterior. E já havia crescido 0,5% no 1º trimestre de 2019 em relação ao 1º trimestre de 2018. Com esse resultado o desempenho do PIB brasileiro vai ser, no mínimo, igual ao verificado em 2018 quando cresceu 1,1%. Mas o mais provável é que o crescimento seja maior, já que no último trimestre serão liberados os recursos do FGTS e as festas do  final de ano farão o consumo das famílias aumentar.

Em comparação com o trimestre anterior, o PIB registrou, crescimento de 0,4%, e alguns segmentos surpreenderam demonstrando o que esta coluna vem repetindo: o país está pronto para retomar o crescimento econômico. Essa constatação é corroborada pelo crescimento de 3,2% nos investimentos em relação ao trimestre anterior, o melhor resultado dos últimos 24 meses. E, se a comparação for feita com o ano de 2018, os investimentos cresceram 5,2%. Com isso, a taxa de investimentos do país foi de quase 16% em relação ao PIB no 2º trimestre deste ano, acima dos 15,2%  registrado no mesmo período do ano passado. Isso significa que os empresários voltaram a investir máquinas, equipamentos, construção civil e outros.

E foi o PIB da Construção Civil que registrou o melhor desempenho entre os setores, crescendo quase 1,9% em relação ao  primeiro trimestre, e 2% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse é o primeiro resultado positivo no setor, após 20 trimestres (5 anos) registrando quedas. E na Bahia já é possível verificar que o setor da Construção Civil voltou a investir e só em Salvador já dez os novos lançamentos no mercado imobiliário.

A construção civil liderou o crescimento, mas a indústria cresceu 0,7%, o setor de serviços teve alta de 0,3%, especialmente as atividades imobiliárias que cresceram 0,7%, e o comércio, que vinha patinando, cresceu 0,7% embalado pelo aumento do consumo das famílias que finalmente moveu-se para cima. É verdade que a  agropecuária caiu 0,4%, mas o efeito é sazonal por causa da queda na safra de soja e café, e a pecuária cresceu impedindo uma queda maior.

Os resultados do PIB no segundo trimestre de 2019 mostram que, apesar dos rompantes políticos do Presidente Jair Bolsonaro, sua política econômica capitaneada pelo ministro da Economia Paulo Guedes está no caminho certo. É verdade que o nível de capacidade ociosa ainda é alto na indústria e que o consumo das famílias só poderá crescer de forma mais efetiva a medida que as taxas de desemprego forem caindo, mas a roda da economia começou a girar e começa a tomar velocidade, assim, se não houver mais percalços o Brasil vai retomar seu caminho de crescimento.

                                                                                                                                                  [email protected]  –  /30/08/2019

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.