Foi anunciado nesta quarta-feira (28) pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) o pagamento de parte da dívida com a empresa MAP, responsável pelo serviço terceirizado de vigilância da universidade. De acordo com o reitor João Carlos Salles, o pagamento foi de aproximadamente R$ 2 milhões. O valor total dos débitos era de R$ 15 milhões.
Em nota, a Ufba afirma que a MAP e a categoria já foram informados do pagamento. A expectativa da instituição é que os vigilantes retornem imediatamente aos seus postos de trabalho. Também foi dito no documento que a universidade ainda tenta desbloquear totalmente o orçamento previsto na Lei Orçamentária Anual, o que “permitirá regularizar os pagamentos a seus fornecedores”.
Além disso, a instituição garante que a administração tem se esforçado para fazer uma contenção de despesas e aponta que os cortes e o bloqueio de 30% do orçamento da instituição pelo governo federal afetam diretamente “a vida dos membros da comunidade universitária, entre eles os trabalhadores terceirizados”.