Por meio do twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , declarou seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro afirmando que o governo brasileiro está realizando “um trabalho muito duro” para combater os incêndios na Amazônia e um “ótimo trabalho para o povo do Brasil”. “Eu conheci bem o presidente Jair Bolsonaro em nossas negociações com o Brasil. Ele está realizando um trabalho muito duro para combater os incêndios na Amazônia e, em todos os aspectos, está fazendo um ótimo trabalho para o povo do Brasil — não é fácil. Ele e seu país têm o apoio completo e total dos Estados Unidos!”, disse Trump.
Trump, que questiona a existência do aquecimento global, já adotou uma série de medidas para alterar a política ambiental implementada por Barack Obama, seu antecessor, e por governos anteriores. Aliado de Bolsonaro, o líder americano já havia se pronunciado sobre as queimadas na Amazônia na sexta-feira, quando afirmou estar pronto para conter os incêndios e conversou com o presidente Jair Bolsonaro por telefone. “Acabei de falar com o presidente Jair Bolsonaro, do Brasil. Nossas perspectivas de comércio futuro são muito animadoras e nossa relação é sólida, talvez mais sólida do que antes. Eu disse a ele que, se os Estados Unidos puderem auxiliar com as queimadas na Floresta Amazônica, estamos prontos para ajudar!”, tuitou na ocasião.
Trump teria se oferecido para levar a posição brasileira à reunião do G7, que aconteceu no final de semana em Biarritz, na França. A questão foi colocada em pauta no encontro pelo presidente francês, Emmanuel Macron, alvo de uma série de ataques do governo brasileiro por sua defesa de uma abordagem mais dura, internacional, em relação à Amazônia.