Por João Paulo Almeida
Na manhã de hoje, um grupo de cerca de 100 motoristas de táxi de Salvador faz um protesto em frente à Câmara Municipal de Salvador para pedir que a regulamentação dos aplicativos de transporte seja feita de maneira “igualitária” com as condições atuais que os taxistas convivem. O presidente da Comissão de Taxistas da Bahia, João Adorno, afirma que a manifestação é independente e que as associações apenas dão apoio. A proposta deve ser votada no próximo dia 28 na Casa e a oposição promete pedir vistas durante a apreciação conjunta pelas comissões de Orçamento e Transporte hoje (19).
Em entrevista ao Bahia econômica em março, a Vereadora Aladilce Souza (PC do B) afirmou que o projeto não deve ter limites para a quantidade de motoristas que os aplicativos devem empregar porém deve haver contrapartida aos aplicativos, como pagamento de outorga onerosa, pelo uso da malha viária ou investimentos em mobilidade, como construindo faixas para ciclistas, faixas exclusivas para ônibus e reforma de calçadas.
Também em contato com o portal o presidente da Comissão de Justiça da Câmara dos Vereadores o vereador Alexandre Aleluia (DEM), afirmou que o projeto que vai regulamentar o Uber em Salvador deve ser votado em aproximadamente um mês e meio. Alexandre explicou que o projeto ainda deve passar pela comissão de finanças e pela comissão de transporte e mobilidade antes de ir a plenário e num prazo de um mês e meio ele percorre. “Ele foi aprovado ontem na comissão de justiça onde eu sou o presidente. Agora ele segue para comissão de finanças depois para comissão de mobilidade. Se tudo correr bem dentro de um mês e meio mais ou menos eu acredito que ele esteja pronto para ir a plenário”, disse Alexandre.(Veja aqui)