segunda, 06 de maio de 2024
Euro 5.4912 Dólar 5.0911

INDÚSTRIA COLABORA PARA A COMPETITIVIDADE NA PRODUÇÃO DE CELULAR

Redação - 19/08/2019 13:35 - Atualizado 19/08/2019

O Brasil já conta com mais de um smartphone ativo por habitante. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que atualmente, mais de 220 milhões de celulares inteligentes estão funcionando no país. Seja para trocar mensagens, pedir comida ou mesmo para usar aplicativos de transporte, os aparelhos são vistos como parte essencial do cotidiano da grande maioria dos brasileiros. Apesar desse uso tão frequente, pouco se discute o processo de fabricação e desenvolvimento desses aparelhos. Desde o momento em que surgem as ideias de novos smartphones até a chegada às prateleiras, há um longo caminho a ser trilhado – e, nele, a automação industrial está presente de maneira fundamental, especialmente nas etapas de produção.

A Mitsubishi Electric, uma das principais companhias de automação industrial do mundo, atualmente fornece servo acionamentos (componentes utilizados no controle de movimentação com precisão) para a montagem de smartphones de uma das principais marcas globais, contribuindo para a produção e transporte de milhares de aparelhos por dia em uma planta na zona franca de Manaus. Os servos acionamentos da família JE são utilizados no processo de parafusamento da carcaça ao aparelho e na paletização (agrupamento das caixas com os celulares em uma única carga para a execução do transporte), garantindo precisão e agilidade ao processo produtivo.

As interfaces homem-máquina da linha GOT2000 permitem que os operadores acompanhem o status da máquina e produção.  A flexibilidade de recursos inclusive possibilita a exibição dos dados sejam mostrados em tablets ou smart TVs ligados em uma mesma rede corporativa, facilitando assim o trabalho da equipe de manutenção. “Colaborar com a produção de equipamentos eletrônicos é uma de nossas principais especialidades. Muito se fala sobre a participação de robôs em linhas de produção, mas há uma infinidade de outras soluções de automação industrial envolvidas nas operações das fábricas, tornando-as mais eficientes e seguras”, afirma Hélio Sugimura, Gerente de Marketing – Automação Industrial, da Mitsubishi Electric.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.