sábado, 11 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

PAULO GUEDES DIZ QUE CAPITALIZAÇÃO NA PREVIDÊNCIA NÃO ESTÁ MORTA

Redação - 09/08/2019 07:12

O ministro da Economia, Paulo Guedes disse que ainda tem “objetivos maiores” em relação ao projeto de capitalização para a Previdência. O texto apresentado originalmente pelo governo continha à proposta, mas ela foi derrubada pelos parlamentares durante a tramitação na Câmara dos Deputados.

Apesar da alteração, Guedes disse que as discussões que teve com o Congresso em torno das propostas são normais e que ficaram no passado. “Ainda tenho objetivos maiores em relação a esse tópico”, afirmou Guedes. “A capitalização pode ser um novo mercado de poupança (para o país). Ela é extraordinária para o país, pode libertar gerações futuras”, disse o ministro durante evento do banco BTG em São Paulo.

Nesta quinta-feira, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), escolhido relator da reforma da Previdência, afirmou que a capitalização ainda não foi discutida, mas que “alguns senadores” defendem a ideia. Segundo o colunista do G1 e da GloboNews Valdo Cruz, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre avaliam que incluir a capitalização no Senado pode ser uma “boa ideia”.

“Pode ser uma boa ideia, fazer essa discussão sobre a capitalização na PEC paralela, mas temos de aguardar as discussões sobre a proposta quando ela começar a tramitar no Senado”, afirmou Alcolumbre. Maia concordou que tratar do tema pode ser oportuno, e lembrou que o PDT tinha uma boa proposta. “O PDT tinha uma boa proposta, pode ser discutida novamente. Teremos de discutir o futuro da Previdência também, mas temos de avaliar qual modelo, para checar se é viável discutir isso no Senado e, depois, na Câmara”, ponderou.

Um dos cinco filhos do presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) disse nesta quinta ao blog da colunista Cristiana Lôbo que cogita apresentar no Senado uma emenda para tentar implementar o regime de capitalização na Previdência. A eventual emenda, segundo o parlamentar do PSL, seria incluída na chamada “PEC paralela”.

“A ideia foi inicialmente mal explicada. Queremos apenas abrir a possibilidade para haver o novo sistema e com a possibilidade de escolha pelo trabalhador”, afirmou ao blog Flávio Bolsonaro.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.