Uma mudança feita por Xanddy, do Harmonia do Samba na canção ‘Raiz de Todo Bem’ foi motivo de polêmica nas redes sociais.
A atriz Luana Xavier, neta de Chica Xavier, acusou o baiano de intolerância religiosa ao não cantar a palavra ‘Candomblé’, que faz parte da composição de Saulo Fernandes.
O artista se apresentou no último domingo (4), na ‘Festa Oxente’, no Rio de Janeiro. Na ocasião a atriz afirmou estar decepcionada com o cantor, declaradamente evangélico, por ter suprimido o trecho que fala da religião africana, mesmo ele sendo evangélico. “Xanddy suprimiu a frase “do canto Candomblé” durante toda a música. Um desrespeito sem tamanho. Se por questões religiosas, morais ou seja lá o que for, ele não pode pronunciar a palavra “Candomblé” então deveria tirar essa música do repertório. Simples assim”, escreveu.
No fim do desabafo Luana pediu a Xanddy mais respeito a religião. “Ao cantor @xanddyharmonia fica aqui o meu apelo… apelo de alguém que sempre admirou o trabalho dele: Respeite o nosso sagrado! Respeite a nossa fé! Principalmente você que canta “respeite quem pôde chegar aonde a gente chegou”. Se não pode pronunciar a palavra Candomblé, retire a música do seu repertório. Fico no aguardo!”.
Xanddy não se pronunciou sobre o caso.