Na manhã desta sexta-feira (2) após o Estadão divulgar que a Caixa Econômica Federal reduziu a concessão de novos empréstimos para o Nordeste neste ano, o prefeito ACM Neto afirmou que é muito cedo para dizer que a Caixa está perseguindo o Nordeste. “Eu não vejo dessa forma, a relação que ela [banco] tem estabelecido com a prefeitura de Salvador, até então, é muito boa. Eu não tenho nenhum motivo para reforçar esse coro de críticas à Caixa” disse.
Além disso, Neto afirmou que a Caixa é um dos principais órgãos de financiamento das ações do município. Explicou também que está encaminhando para a CMS outra proposta de financiamento, de cerca de R$ 130 milhões, uma através da Caixa Econômica, para viabilizar obras de infraestrutura urbana viária para mobilidade, assim como o canal do Paraguari, no subúrbio.
“Eu até falei hoje de manhã com o presidente da Caixa, tinha um assunto de Salvador para tratar com ele, e comentamos sobre a matéria. Ele me disse que não há qualquer orientação da direção da Caixa no sentido de prejudicar o Nordeste e na próxima semana estará liberando cerca de R$ 300 milhões para o Nordeste, principalmente, para os estados da Paraíba, e a cidade de São Luiz, no Maranhão. Além disso, é importante destacar que essa gestão tem tido uma excelente relação com a prefeitura” afirmou o prefeito.