O presidente Jair Bolsonaro telefonou hoje (2) para o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, para cobrar explicações sobre o baixo número de empréstimos a estados e municípios do Nordeste, segundo revelou jornal Estado de São Paulo. Segundo a publicação, este ano, somente R$ 89 milhões dos R$ 4 bilhões fechados pela instituição em operações de crédito foram para a região, algo em torno de 2%. Em 2018 esse percentual era de 21,6.
De acordo com o jornal, um levantamento feito a partir de dados do próprio banco e do sistema do Tesouro Nacional mostram que a Caixa reduziu a liberação de novos empréstimos para a região neste ano, que ficou com apenas 2,2% de concessões.
A chamada foi efetuada na frente de um grupo de jornalistas na saída do Palácio da Alvorada. No viva-voz, Guimarães afirmou que não houve favorecimento de uma região em detrimento de outra.
“Houve um equívoco nessa informação. As prefeituras do Nordeste são as mais inadimplentes e a Caixa precisa de garantias para poder emprestar”, disse Bolsonaro à jornalistas.