As eleições de 2022 estão bem distantes das preocupações políticas do país e a consolidação de possíveis candidatos a presidente da República ou a vice terá de passar antes pela eleição para prefeito em 2020, mas, apesar disso, algumas lideranças já se posicionam dando indícios de que pretendem ser protagonistas no pleito. Uma dessas lideranças é obviamente o governador de São Paulo, que não esconde de ninguém que é candidatíssimo a ocupar o lugar do Presidente Bolsonaro em 2022. O governador Rui Costa é outra liderança que está se colocando claramente no tabuleiro político nacional e sua movimentação recente tem mostrado essa intenção.
Ao se contrapor ao presidente Jair Bolsonaro na inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista, o governador da Bahia mostrou que pretende ocupar espaço na oposição ao presidente, como uma liderança nordestina, uma região que se mostra resistente à liderança de Bolsonaro. Rui está atuando em várias frentes: se colocando como adversário de Bolsonaro e batendo boca como ele, pois esse é o estilo do presidente; divulgando nacionalmente que sua gestão é responsável sob o ponto de vista fiscal e uma das que mais investem no país ( no sábado a Folha de São Paulo publicou anúncio de duas páginas mostrando os avanços do governo Rui na Bahia); e, ao tornar-se presidente do Conselho de Governadores do Nordeste que hoje se reúne na Bahia, assumindo a liderança nordestina no enfrentamento à Bolsonaro. Rui joga com olho em 2022, não se sabe se mirando a presidência ou a vice.
O secretário de Comunicação, André Curvelo, diz em entrevista exclusiva ao Bahia Econômica, que o governador está focado em sua gestão, mas que vem ganhando notoriedade nacional. É exatamente com essa notoriedade que Rui Costa pretende se cacifar nacionalmente para pleitear o papel de opositor de Bolsonaro na chapa que vai concorrer com ele em 2022. Mas muita água ainda vai rolar nesse rio eleitoral, afinal, o Prefeito ACM Neto, Presidente do DEM, é outra liderança nordestina de peso e que se contrapõe ao governador, tanto no estado como nacionalmente, e com o apoio do presidente Bolsonaro que já vaticinou que mais cedo ou mais tarde ele será presidente da República. Por isso, qualquer que seja a pretensão de Rui, e também do Prefeito ACM Neto, ela passa pelo resultado das eleições municipais em 2020.