Quantas doses de bebida alcoólica você tomou da última vez que saiu? Se a resposta for mais de quatro, você pode estar bebendo demais. É o que aponta o Ministério da Saúde (MS) na Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2018, divulgada nesta quinta-feira, 25. Segundo o estudo, Salvador é a capital campeã em consumo abusivo de bebidas alcoólicas.
Para o MS, a ingestão de cinco ou mais doses (homem) ou quatro ou mais doses (mulher) em uma única ocasião já é um consumo abusivo de álcool. A dose corresponde a uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de cachaça, uísque ou qualquer bebida alcoólica destilada. Dos soteropolitanos ouvidos, 23,5% afirmaram ter ingerido doses superiores ao considerado abusivo – 32% (homens) e 17% (mulheres).
Essa realidade não é nova. No histórico de dez anos, Salvador já tinha alto índice de consumo abusivo de álcool (24,9%). A ingestão já alcançou o pico de 26,6% em 2012 e o menor índice em 2017 (20,8%). A média do período é de 26,1% da população. O endocrinologista Cristiano Gidi explica que o consumo das doses de forma frequente pode levar danos à saúde. O álcool aumenta o risco de doenças cardiovasculares, além de elevar as chances de doenças no fígado.