Lauro de Freitas conseguiu reduzir as filas de espera para marcação de consultas e exames em aproximadamente 90% com a descentralização da Regulação Municipal (RM). Atualmente incluindo a Central e os postos Unidades de Saúde de Família (USF), o município tem 11 locais que agendam os procedimentos.
De acordo com o coordenador da RM, Alan Reis, além da descentralização, outras ações estratégicas contribuíram para o bom resultado. “A ampliação da oferta de novos procedimentos no município como a colonoscopia, ecocardiograma, mapa, ambulatório de oftalmologia realizados no Hospital Jorge Novis, exames laboratoriais, mutirões de cirurgias eletivas e mamografias culminaram para o resultado positivo” avaliou.
Alan também cita que no município, consultas médicas com especialidades como cardiologia, passaram de 4.150 em 2016 para 5.161 em 2018.
A Regulação também é responsável pela emissão do Cartão SUS. Somente em 2018 foram confeccionados 4.765 com o projeto ‘Cartão SUS Itinerante’ que circulou os bairros facilitando o acesso do registro para a população.