sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

ACIDENTE EM BARRAGEM: SESAB ALERTA PARA SAÚDE PÚBLICA

Redação - 19/07/2019 08:04

Uma semana depois do rompimento da Barragem do Quati, os moradores de Pedro Alexandre e Coronel João Sá ainda sofrem as consequências do desastre. Nas duas cidades, moradores já começaram a apresentar diarréia, febre, e vômitos. A auxiliar serviços gerais,  Elenice da Silva Amorim, teve a casa inundada pela água e desde então tem apresentado alguns sintomas. “Tô com [sintomas de] gripe, diarréia e dor de cabeça. O médico veio aqui em casa, fui pro posto, tomei soro e  ele mandou eu me hidratar”, contou a moradora de Coronel João Sá, que teve contato com a água da enchente para tentar salvar os seus pertences.

Por entrar em contato com esgoto e lixo, a água da enchente é um possível vetor de doenças  diarreicas, hepatite A e E, tétano acidental, febre tifoide, doenças respiratórias e leptospirose, aponta a Secretaria de Saúde do Estado. A Sesab informa ainda que a inundação pode evoluir para uma emergência em saúde pública. Para reduzir os riscos nas cidades, as prefeituras em conjunto com agentes de saúde do estado para coibir mais infecções nos municípios. “Trabalhamos para vacinar os moradores e os gatos e cães e porcos da cidade”, explicou o prefeito de Coronel João Sá, Carlos Sobral.

Em Pedro Alexandre, a maior parte das 1.500 casas afetadas pela interrupção temporária do fornecimento de água já começaram a ter o abastecimento restabelecido. Como a distribuição é retomada de forma gradual, alguns imóveis ainda estão sem água. O prefeito, Pedro Gomes Filho, apontou que os caminhões pipa da Embasa ainda estão na cidade para atuar nas localidades que permanecem sem o abastecimento. “Algumas pessoas estão sem água, mas não é uma coisa geral, é mais dentro da cidade. Pouquíssimas famílias tiveram esse problema”, explicou o gestor municipal. Em nota, a concessionária informou que cerca de 300 imóveis permanecem sem abastecimento, mas este deve ser regularizado até a noite de quinta (18).

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.