LÍDICE COBRA DO GOVERNO FEDERAL A RETOMADA DAS OBRAS DA FIOL

LÍDICE COBRA DO GOVERNO FEDERAL A RETOMADA DAS OBRAS DA FIOL

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) cobrou do governo federal, nesta terça-feira (16), em Brasília, a liberação de recursos para a retomada das obras da Ferrovia Oeste Leste (FIOL), que ligará as regiões Sul e Oeste da Bahia ao município de Figueirópolis, no estado do Tocantins. De acordo com a parlamentar baiana, a desativação do processo de construção do equipamento , que conta com cerca de 3 mil operários, vai causar um grande desperdício de recursos públicos.

“Recebi do ex-deputado feral, Bebeto Galvão, que representa o Sindicato da Construção Pesada da Bahia (Sintepav), um documento que mostra a importância da FIOL para a nossa economia. Por ela, passará uma grande parte da produção baiana de grãos e minérios. Através desta importante Ferrovia de Integração serão estabelecidas alternativas mais econômicas para os fluxos de carga de longa distância, bem como favorecerá a multimodalidade, além de incentivar investimentos, para incrementar a produção e induzir a processos produtivos modernos”, disse.

Lídice lembrou ainda que tal paralisação também impactará na economia local por onde passa o projeto, assim como ocorreu em Maragojipe, com a paralisação da construção do Estaleiro do Paraguaçu”, completou. De acordo com o Sintepav, o projeto apresenta avanço físico importante, de forma que a paralisação deste programa implica risco de perda de serviços e consequentemente prejuízos incalculáveis aos cofres públicos. Em seu discurso na Câmara, a deputada recordou ainda que o próprio presidente da República usou dados da obra em suas redes sociais para dizer que o Brasil voltou aos trilhos, sem qualquer preocupação com um fluxo orçamentário e financeiro garantidor da execução da obra da FIOL.