Segundo dados de uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, Salvador é a capital brasileira com o menor percentual de pessoas que usam o celular enquanto dirigem. Entre os condutores entrevistados, 14,2% afirmaram que fazem uso do aparelho ao volante. O índice soteropolitano está abaixo da média nacional, que foi de 19,5%.
“Esse dado comprova que nosso investimento em campanhas educativas e intensificação nas fiscalizações têm resultado numa mudança de comportamento da população. Ao adotar uma postura mais responsável, os condutores contribuem não somente para sua segurança, mas também para a de todos que compõem o trânsito”, afirma Fabrizzio Müller, superintendente de Trânsito de Salvador (Transalvador).
A pesquisa foi realizada pelo Ministério da Saúde em todas as capitais e no Distrito Federal. Na edição de 2018, foram entrevistadas por telefone 52.395 pessoas, maiores de 18 anos, entre fevereiro e dezembro do ano passado. Há 13 anos o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) monitora diversos fatores de risco e proteção relacionados à saúde.