Em alusão ao Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho, o Palco Toca Raul, no Rio Vermelho, recebe o projeto “Clube dos Bons Sons – Rock de Rua”, neste sábado (15). O evento visa atrair amantes do rock de todas as idades e contará com apresentações das bandas Via Sacra e Malcriado Mudo, a partir das 17h. O projeto conta com o apoio da Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos, e tem como meta democratizar o acesso à cultura musical nos espaços públicos da capital baiana.
Completando sete edições, o projeto conta com a participação de 150 pessoas, além de 70 bandas. O movimento já passou por vários pontos da cidade, como Avenida Magalhães Neto, Dique do Tororó e Porto da Barra. A iniciativa surgiu com a ideia de criar um movimento para trocar informações, notícias, agendas de shows, lançamentos e descobertas sobre o estilo musical na cidade. O que era um grupo se transformou em um clube, abrindo espaço democrático e fortalecendo a cultura rock na cidade.
Histórico – A história do rock em Salvador começou no ano de 1970, com Raul Seixas, banda Os Panteras e Waldir Serrão, mais conhecido como Big Ben. Logo depois, surgiram os grupos Camisa de Vênus, Companheiro Mágico e Mar Revolto, que teve entre seus integrantes o músico Carlinhos Brown, entre outras bandas que enraizaram o cenário desse gênero musical na Bahia. Nos dias dia atuais, a cantora Pitty aparece como umas das grandes referências do rock baiano, servindo de inspiração para músicos e admiradores.
Sempre se reinventando o estilo permanece vivo até no hoje no cenário baiano. Sejam nos festivais, bares, ruas ou pontos turísticos da cidade, o rock sempre fará parte da diversidade de ritmos de Salvador.