sábado, 11 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

CÂMARA CELEBRA 154 ANOS DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO

Redação - 07/06/2019 08:01 - Atualizado 07/06/2019

Em sessão especial realizada no Plenário Cosme de Farias, na noite desta quinta-feira (6), a Câmara Municipal de Salvador celebrou os 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo, por iniciativa do vereador Téo Senna (PHS). O evento foi dirigido pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Geraldo Júnior (SD). Após a formação da mesa, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pela banda de música Comando do 2º Distrito Naval, sob a regência do maestro e suboficial fuzileiro José de Anchieta Dantas Machado, e cantado a plenos pulmões pelos oficiais que lotaram plenário e galerias.

No púlpito, o presidente Geraldo Júnior afirmou que a Batalha Naval do Riachuelo é um dos maiores feitos da história das Forças Armadas do Brasil. “Foi um acontecimento que marcou as gerações da época e deixou um legado de luta e de amor pelo nosso país, se constituindo num ato cívico de extrema importância para a Marinha e para os brasileiros”, declarou. Autor da resolução que originou a solenidade, o vereador Téo Senna falou do reconhecimento da Câmara ao feito. “Estamos envolvidos numa saudosa comemoração em que homenageamos os bravos homens, que deram suas vidas por todo o Brasil no ano de 1865”, frisou o vereador, que presidiu a sessão especial durante o pronunciamento de Geraldo Júnior.

Um vídeo institucional da Marinha do Brasil retratou a passagem histórica. Considerado um dos principais eventos militares, ocorrido durante a Guerra do Paraguai, o confronto entre brasileiros e paraguaios aconteceu no dia 11 de junho de 1865, às margens do rio Riachuelo, afluente do Rio Paraguai – na província de Corrientes, Argentina. A Batalha foi motivada pelo anseio do Paraguai em controlar os rios da Bacia do Prata. Entretanto, esbarrou na resistência das tropas brasileiras, comandadas pelo almirante Francisco Manoel Barroso.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.