quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

PPA 2020-2023: MESA PROGRAMÁTICA DISCUTE DESENVOLVIMENTO RURAL

Redação - 06/06/2019 09:11

Visando garantir a transversalidade das políticas públicas no Estado da Bahia, uma equipe técnica da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) esteve reunida nesta segunda-feira (03) com representantes de doze secretarias estaduais para discutir o desenvolvimento rural do estado, durante a mesa programática do PPA 2020-2023, realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

De acordo com o Coordenador Executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Cepex/SDR), José Tosato, o momento é de consolidação do desenvolvimento rural sustentável da Bahia. “Nós tivemos uma experiência muito rica nos últimos quatro anos e agora temos muitos frutos a colher e também muitos desafios. Estamos desafiados a pensar, cada vez mais, na sustentabilidade sobre os mais diferentes aspectos e temos uma linha mestra que está nos dando a direção, que é a integração das políticas públicas. Essa é a expressão chave, então estamos bastante ativos nas outras mesas programáticas e internamente na SDR, tentando integrar muito mais. Portanto, a gente espera que isso esteja muito bem traduzido neste PPA”, explica.

Dentre os principais eixos da discussão voltada à promoção do desenvolvimento rural sustentável, destaque para a reorganização fundiária e a democratização dos espaços rurais e da produção sustentável, a valorização da agricultura de base familiar, garantia da assistência técnica e extensão rural abrangente e permanente, expansão dos serviços de defesa agropecuária, a disseminação de tecnologias e inovações contextualizadas, infraestrutura logística integrada a mercados locais, regionais e globais, fomento à produção agroindustrial e agroecológica, bem como das cadeias produtivas do agronegócio e às políticas de crédito.

As mesas programáticas têm como objetivo discutir o alinhamento entre os instrumentos de planejamento e os planejamentos estratégicos organizacionais de cada Secretaria, com a integração dos compromissos pactuados. A partir daí, a Seplan, juntamente com as demais secretarias, fará um desenho inicial das metas, dos compromissos e indicadores do PPA 2020/2023.

As próximas mesas vão discutir, ‘Desenvolvimento Produtivo’ (10/06), ‘Meio Ambiente e Sustentabilidade’ (11/06), ‘Assistência Social e Garantia de Direitos’ (12/06), ‘Gestão Governamental’ (13/06), ‘Inclusão Socioprodutiva e Mundo do Trabalho’ (17/06) e ‘Educação’ (18/06).

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.