No Dia da Indústria o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), João Leão, destacou a importância do trabalho de atração de investimento e o foco do Governo do Estado em industrializar o interior do estado. Os segmentos de energias renováveis, calçados e usinas de álcool e açúcar são destaques. “Existe um esforço contínuo dentro da SDE para fazer da Bahia um excelente local para se investir. Um ambiente de negócios saudável é fundamental para que a atração de investimentos aconteça, gerando emprego e renda para o povo baiano”, afirmou Leão.
Protagonista no segmento de renováveis, em 10 anos de energia eólica, a Bahia recebeu investimentos de R$ 15,1 bilhões e gerou mais de 48 mil empregos em toda cadeia produtiva e 28 mil na fase de construção dos 156 parques que estão operando. Outro destaque é a indústria calçadista que emprega cerca de 31 mil pessoas em toda a Bahia. Estimulada pelo Governo do Estado, a descentralização de fábricas do segmento, por meio da oferta de incentivos fiscais, reflete, atualmente, no funcionamento de 51 fábricas, que estão espalhadas em 41 municípios.
Já o Complexo Sucroalcooleiro tem sido alvo de prospecção e atração de investimentos dentro da secretaria que tem dado atenção especial à região do Médio São Francisco. A primeira usina, de um total de 11 previstas, está sendo implantada em Muquém do São Francisco, com investimentos de R$ 107 milhões e possibilidade de gerar 200 empregos diretos.