Por João Paulo Almeida
O governador Rui Costa confirmou que o Porto de Aratu está entre os projetos que serão contemplados pelos US$ 7,4 bilhões em investimentos para a Bahia colocados pela empresa chinesa Easteel. A declaração foi dada ao portal Bahia Econômica, ontem durante um almoço com jornalistas para falar sobre a sua 6° missão internacional, realizada entre 5 e 16 de maio. A viagem teve passagens pelos Estados Unidos e China.
“O Porto de Aratu será sim contemplado com esses investimentos. Eu não sei dizer se eles vão querer fazer concessão, uma grande reforma, construir um outro. Isso são eles que vão fazer. O investimento vai precisar que o porto tenha uma capacidade maior de movimentação de cargas e isso vai fazer com que eles façam o porto crescer. Vamos ter investimentos também nas rodovias próximo ao porto”, disse Rui.
Sobre a ponte Salvador Itaparica, o governador afirmou que o projeto está numa fase de estudo para definição financeira de quanto o pedágio vai custar. Segundo Rui a empresa chinesa está analisando a viabilidade financeira do projeto e espera uma definição do governo do estado para solucionar a questão.
“Nós precisamos entender o seguinte. Existe uma previsão de movimentação de carros na ponte nos 5 primeiros anos de funcionamento. Essa movimentação tem que pagar a conta para o chinês. Caso não pague eles querem uma garantia de subsidio do estado. Nós estamos analisando é essa questão. Quanto o estado terá que pagar nesses primeiros anos da ponte. Depois que os investimentos chegarem a ilha e o fluxo de carros crescer o chinês tira o lucro dele sem precisar de subsidio. Mas nos primeiros anos o estado deve entrar com essa questão”, explicou Rui.