quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4085 Dólar 5.0097

SECRETÁRIO É PRESO EM AÇÃO CONTRA ESQUEMA NA CÂMARA DE ILHÉUS

admin - 16/05/2019 13:00

O ex-vereador e secretário municipal de Agricultura de Ilhéus, Valmir Freitas, e dois empresários foram presos na Operação Xavier, deflagrada pelo Ministério Público estadual, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no sul do estado. Eram sete mandados de prisão e outros quatro suspeitos estão foragidos. Os executivos envolvidos tinham empresas que prestavam serviços terceirizados de organização das licitações e de contabilidade à Câmara Municipal de Ilhéus.

Segundo a investigação, as empresas eram responsáveis pelas fraudes em licitações que geraram contratações direcionadas de outras empresas pré-selecionadas. Os valores dos contratos, por sua vez, eram superfaturados e uma parte deles era destinada como propina a vereadores que ocuparam a presidência do parlamento municipal no período investigado. Estão foragidos dois vereadores, ambos ex-presidentes da Câmara Municipal de Ilhéus, e dois servidores da Casa Legislativa.

A operação também cumpriu dez mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos documentos e aparelhos eletrônicos. Conforme as investigações, a fraude foi operada entre os anos de 2001 e 2018. São investigados crimes contra a administração pública, fraudes em licitações e contratos e lavagem de dinheiro.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.