Desde o início da operação comercial, em 2014, o Sistema Metroviário de Salvador se tornou o principal meio de transporte de quem precisa cruzar a capital baiana. Neste mês de maio, o modal registra a marca de 370 mil usuários por dia. No início de 2019, foram contabilizados 350 mil. Viabilizado pelo Governo do Estado e administrado pela concessionária CCR, o equipamento oferece mais conforto, segurança e menos tempo de deslocamento para soteropolitanos e turistas.
O coordenador de Atendimento da CCR Metrô, Leonardo Balbino, lembra que, logo no início, eram seis mil clientes por dia. “O sistema veio em uma crescente até chegar a esse número de 370 mil passageiros diários. Além da questão da integração e uma tarifa única, esse usuário é atraído pela rapidez, segurança, conforto, o atendimento diferenciado dos colaboradores que estão na linha de frente, bem como a confiabilidade de horário, que permite que ele tenha certeza que vai chegar no destino na hora programada”, destacou.
Com duas linhas e 33 quilômetros de extensão, o metrô facilitou o acesso a regiões importantes de Salvador, a exemplo da Lapa, no Centro; de Pirajá, na BR-324; e do Aeroporto Internacional, na divisa com Lauro de Freitas. Houve uma redução drástica no tempo entre os trechos cobertos pelas 20 estações, já que o usuário não precisa mais ficar preso nos engarrafamentos registrados cotidianamente na capital. Da Lapa até o Aeroporto, por exemplo, gasta-se somente 40 minutos; e de Pirajá até a Rodoviária, menos de 15 minutos.