terça, 16 de abril de 2024
Euro 5.5087 Dólar 5.1905

EM ASSEMBLEIA, PROFESSORES APROVAM GREVE GERAL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Redação - 07/05/2019 18:23

Por Ravena Kubiaki

A assembleia geral dos docentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), nesta terça (7), terminou com a aprovação de uma greve geral marcada para o próximo dia 15, uma quarta-feira. O debate foi motivado pelo ajuste fiscal que corou 30% das verbas das instituições de ensino superior. Não houve nenhum voto conta a pauta.

Na manhã de hoje, em assembléia, a UFRB também aprovou por unanimidade a paralisação que ocorrerá dia 15. A Apub e a UFBA também prestaram solidariedade às universidades que já estão em greve.

Inicialmente o evento estava programado para ocorrer no auditório do paf1, mas devido a grande presença estudantil, o encontro foi realizado ao ar livre. A favor da paralisação, a estudante do Bacharelado Interdisciplinar em artes, Miriam Apuque (28), disse que não há outra maneira das universidades continuarem as atividades sem essa atitude. “Se não paralisar vai ter que parar forçado por falta de luz e água”, disse a estudante ao Bahia Econômica, e ainda propôs ocupação com aulas chamando a sociedade pra conhecer a universidade.

Inicialmente contrário à greve, o estudante do 5º semestre de Letras, Eduardo leite, viu no corte da verba das universidades “um motivo plausível para uma greve”. “Não seria bom pra comunidade acadêmica. Paralisações como as do dia 15 não prejudicam o semestre todo e mobiliza os estudantes”, contou ao Bahia Econômica.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.