segunda, 06 de maio de 2024
Euro 5.4908 Dólar 5.0725

MPF-BA INVESTIGA CORTE DE VERBAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Redação - 02/05/2019 08:44

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão na Bahia, instaurou, nesta terça-feira (2), um inquérito civil público para apurar os critérios que embasaram o corte de verbas das universidades públicas federais pelo Ministério da Educação. Será investigada a possível afronta à liberdade de expressão e à autonomia universitária.

O inquérito terá como ponto de partida o bloqueio de 30% do orçamento da Universidade Federal da Bahia (Ufba) pelo MEC, associado às declarações do ministro da Educação à imprensa de que as instituições alvo do corte de recurso estariam promovendo manifestações partidárias que qualificou como “balbúrdia”. Depois, o ministério anunciou que os cortes seriam ampliados para todas as instituições.

O inquérito no MPF-BA é de autoria do procurador Gabriel Pimenta Alves. “É necessário apurar se se trata de retaliação pela realização de eventos e manifestações naquelas instituições, em possível violação ao direito fundamental à liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, previsto no art. 5º, IX, da Constituição, e à autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial das universidades, prevista no art. 207”, diz, em nota, o procurador.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.