sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

UFBA TEM R$ 37 MILHÕES BLOQUEADOS APÓS CORTES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Redação - 01/05/2019 07:33

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) teve R$ 37,3 milhões bloqueados pelo Ministério da Educação (MEC) após decisão do chefe da pasta, ministro Abraham Weintraub, de cortar recursos de universidades federais do país. Além da Ufba, a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) também foram atingidas pela decisão.

Segundo o MEC, cada uma das três universidades teve corte de 30% no orçamento. A medida deve afetar ainda outras instituições de ensino superior federais. Em nota, a Ufba informou que a redução terá impacto significativo no funcionamento da instituição até o final de 2019.

Atualmente, com 40 mil alunos, a UFBA é a 1ª do Nordeste, a 10ª brasileira e a 30ª da América Latina no ranking Times Higher Education (THE), da revista inglesa Times, que avalia 1.250 universidades de 36 países. Apenas 15 brasileiras estão entre as 1.000 melhores do mundo, e 36 entre as 1.100.

Corte de recursos: A decisão de cortar os recursos das instituições foi divulgada pelo ministro Abraham Weintraub durante entrevista ao Estado de São Paulo.No comunicado, o chefe da pasta informou que vai cortar recursos de universidades federais que apresentem desempenho acadêmico fora do esperado e que, ao mesmo tempo, estiverem promovendo “balbúrdia”.

Em entrevista ao G1, nesta terça-feira (30), o reitor da Ufba, João Carlos Salles, rebateu os comentários de Abraham Weintraub. “Vamos indagar ao MEC, saber as motivações para esse corte de recursos e mostrar que não são pertinentes, porque a Ufba é um espaço de desempenho acadêmico positivo, com nossos indicadores melhorando a cada ano”, disse Salles.

Sobre a alegação de “balbúrdia” por parte do ministro, Salles ponderou: “Essa noção [de balbúrdia] não se aplica à Ufba. Somos um espaço democrático e de liberdade de expressão, que promove um ensino de qualidade e um debate cuidadoso de temas de relevância para a sociedade. Não posso imaginar o que levou a tal tipo de observação”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.